top of page
  • Foto do escritorruizlabdesign

Vamos jogar? Product Designer: o que faz, onde vive, quais são os processos?


Se você é Product Designer ou trabalha com alguma profissão relacionada à tecnologia, gostaria de saber: já teve dificuldades de explicar sua profissão para alguém? Eu tenho, constantemente! hahaha


Você provavelmente já deve ter vivido isso: é muito comum - ao menos aqui no Brasil- perguntarem sobre nossa profissão em algum momento em conversas. E quando nos encontramos com essas perguntas e somos de áreas como Produto, TI, marketing e similares não é incomum termos dificuldades de explicar exatamente o que fazemos, apesar de viver isso todos os dias (leia neste artigo, por exemplo, alguns dos diversos papéis que o Product Designer pode exercer). Eu acredito que isso se dá pela velocidade de transformação que essas profissões estão vivendo, e, por isso, se tornam cada vez mais complexas e cheias de conexões entre si e/ou se tornam cada vez mais específicas, em muitos casos.


Um personagem de cabelo laranja segurando muitas ferramentas, incluindo um livro, um laptop, algumas canetas e um celular. Ele está vestindo uma camiseta azul e há alguns wireframes atrás dele.

E justamente por viver o dia a dia e a velocidade de profissões ligadas à tecnologia há vários anos e por ser entusiasta de produtos de tecnologia desde muito cedo, tenho o viés de enxergar certas coisas como se fossem do conhecimento de todos, que é o que me trazia mais dificuldades para explicar. Hoje, quando me encontro com essa pergunta, criei formas de adaptar a resposta conforme a curiosidade de quem está me perguntando: consigo detalhar mais ou menos, trazer exemplos e mostrar o quão rica pode ser a carreira em tecnologia!


Para tentar compartilhar mais sobre isso por aqui, decidi trazer, nesse artigo, explicações resumidas e ilustradas sobre alguns processos que fazemos como Product Designers. A ideia é simplificar e mostrar exemplos de alguns processos de Design de Produto; tenha em mente que nem sempre estarão nesta ordem no dia a dia da profissão, e que cada profissional, time ou empresa poderá ter um processo diferente (então, vou mostrar alguns temas mais comuns). Vamos nessa?



Level 1: Tutorial


Pensei numa forma leve e divertida de exemplificar os processos: quero te convidar para jogar um game comigo! Neste game, vamos criar um app de identificar plantas (usando a câmera do celular, ele identifica e traz curiosidades sobre as plantinhas), e você, como Product Designer, terá a missão de criar a página de fotografar plantas, para que o usuário do seu app consiga identificar uma plantinha que ele encontrou por acaso.


Um personagem de cabelo rosa e camiseta azul, de costas, apontando para uma lousa. Nela, há uma planilha de planejamento financeiro desenhada. Logo abaixo, a palavra "planejamento" em destaque.

Esta fase inicial é quando recebemos nossa "missão do game". Para isso, temos que mapear onde queremos chegar, quais metas pretendemos alcançar, quais as ferramentas que possuímos e planejar nossa jornada. É comum que nessa fase recebamos a ajuda de Product Owners para entender o que, porquê e quando precisamos fazer a entrega. Planejamos, entendemos e filtramos nossas possibilidades e o que é esperado do produto a ser entregue. Eles são conhecidos como "critérios de aceite", mas podem receber outros nomes.




Level 2: Descoberta e Pesquisas


Esta é uma fase complexa, mas muito importante: você tem na sua mochila de Product Designer ferramentas e conhecimentos, e agora, usará várias delas para desvendar o enigma: o que o usuário precisa pra ter uma experiência incrível no meu app?


Personagem de cabelo azul e camiseta preta, segurando uma lupa na altura dos olhos, e com a palavra "descoberta" em destaque

É nesta fase que você utilizará as informações, dados e ferramentas que já possui e que podem ajudar no desenvolvimento. Quem vai usar o app? O que já sabemos sobre o usuário e que podemos utilizar nesse app pra facilitar a experiência? Que estratégias construíremos para que a experiência seja não só satisfatória, mas incrível?


Temos o Double Diamond, benchmarkings, mapas de calor, entre taaantas outras técnicas! A mochila do Designer de Produto é realmente cheia haha, mas por sorte temos a tecnologia para facilitar tudo isso. Montar este quebra-cabeças nos dará pistas para o próximo nível.



Level 2: Prototipação


Com todas essas informações, você já deve ter uma ideia em mente de como seu app poderá se parecer e se comportar. Existem várias etapas e processos aqui, mas, para resumir, nessa fase você vai criar lindas telas de como você imagina seu app funcionando! Vai pensar em como ele será acessível para vários tipos de pessoas, determinar como cada elemento deverá se comportar, e criar variações conforme o usuário avança etapas ou toma decisões.


Também perguntaremos para os desenvolvedores se a solução que imaginamos é possível ser feita da forma que prototipamos, e caso não seja, adaptamos o modelo. Eles nos ajudarão a passar de fase!



Um personagem de cabelo rosa vestindo uma camiseta azul escura, mostrando wireframes. Ele está atrás de um laptop.


Level 3: Entrevista com o usuário


Nessa fase, podemos mostrar o protótipo para o usuário e deixar que ele teste! Apesar de não ter todas as funcionalidades ainda, pedimos para a pessoa usar a imaginação e nos contar mais sobre o que ela está achando da experiência até ali com o protótipo que construímos. Fazemos perguntas como: "O que podemos melhorar?" Você entende o que este botão faz? Você consegue enxergar o que está escrito sem dificuldades?" e assim por diante!



Duas personagens femininas conversando alegremente. A paleta de cores é laranja e amarelo. Há um título que diz "Entrevista com o usuário".


Final Level: Refinar e entregar!


O usuários, estrategistas (Product Owners, stakeholders, outros designers de produto, etc) e os desenvolvedores opinarão sobre o produto que você criou para te ajudar a passar de nível, e então, você fará melhorias, criará documentações para explicar o máximo de detalhes possível sobre o seu processo e seus protótipos, finalizará as coletas de dados, apresentará suas descobertas e como chegamos até aqui, entregará os protótipos para os desenvolvedores... Ufa! Quanta coisa! Mas nosso game não termina aqui.


Você também trabalhará em dupla com os profissionais de qualidade do Produto (QAs) para entender se estamos no caminho certo, se nosso app é acessível e se não há detalhes ou bugs que deixamos escapar no meio desse longo processo.



E está pronto: nosso app de Identificar Plantas!!!



Esboço de um celular branco, mostrando uma tela de tirar fotografias. Na imagem da fotografia, há um fundo de natureza com flroes de cerejeira. Há uma flor ao centro, sendo destacada pelo aplicativo imaginado.


Pensamentos Finais


Será que, depois de conhecer alguns processos, fica mais simples de explicar a profissão? Acredito que em áreas como a tecnologia, na qual tudo se transforma com muita velocidade e está cada vez mais ligada às pessoas em suas rotinas, talvez será mais e mais comum algumas dessas profissões e processos se tornarem conhecidos. Hoje consigo explicar através de exemplos e processos, e já tenho muita curiosidade de saber como será explicar a profissão no futuro! Será que ainda teremos dificuldades, ou o Product Designer será uma profissão bem conhecida? Vamos ver!



Quer mais dicas sobre como se tornar um Product Designer? Comenta abaixo para que eu possa escrever artigos mais específicos sobre isso também. 😊



Você achou que esse artigo te ajudou de alguma forma, ou conhece mais dicas para compartilhar conosco? Por favor, me diga nos comentários!




[Publicidade] Aliás, você gostou das artes desse post? Confira as lojas logo abaixo com algumas artes da Ruizlab! Lá tem itens para sua casa, para seu home office e algumas roupas lindas (sites internacionais, verifique as taxas correspondentes para o seu país)! Use #ruizlabwear nas redes sociais e me marque (@ruizlab) para eu ver, ficarei muuuito feliz! 🤩




Botão para a loja internacional TeePublic. Há um enfeite de estrela.
Botão para a loja internacional Threadless. Há um enfeite de estrela.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page